Subscribe Twitter Facebook

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Selo Alfaguara lança: As Naus – António Lobo Antunes


António Lobo Antunes subverte as formas narrativas tradicionais e sobrepõe em As naus tempos e figuras históricas para narrar o retorno dos heróis e navegadores portugueses a Lisboa, em plenos anos 1970, desiludidos com o fim da malfadada colonização africana. Pedro Álvares Cabral, Luís de Camões, Diogo Cão, Vasco da Gamaesses e outros nomes, inclusive estrangeiros, como Miguel de Cervantes — retornam a Portugal como pessoas comuns, com seus vícios e fraquezas, numa espécie de epopéia às avessas. Lobo Antunes vai recontar neste livro as suas vidas na África, diferentes em todos os sentidos das versões consagradas,


Sobre o autor:


António Lobo Antunes nasceu em Lisboa, em 1942. Estudou na Faculdade de Medicina de Lisboa e especializou-se em Psiquiatria. Exerceu, durante vários anos, a profissão de médico psiquiatra.

Em 1979 publicou os seus primeiros livros, MEMÓRIA DE ELEFANTE e OS CUS DE JUDAS, seguindo-se, em 1980, CONHECIMENTO DO INFERNO. Estes primeiros livros são marcadamente biográficos, e estão muito ligados ao contexto da guerra colonial; imediatamente o transformaram num dos autores contemporâneos mais lidos e discutidos, no âmbito nacional e internacional.

Da sua obra - Explicação dos Pássaros, Fado Alexandrino, Auto dos Danados, As Naus, Tratado das Paixões da Alma, A Ordem Natural das Coisas, A Morte de Carlos Gardel, O Manual dos Inquisidores, O Esplendor de Portugal, Exortação aos Crocodilos, Não Entres Tão Depressa Nessa Noite Escura, Que Farei Quando Tudo Arde, Boa Tarde às Coisas Aqui Em Baixo, Eu Hei-de Amar uma Pedra, Ontem Não te Vi em Babilónia e em 2007, o seu último romance O Meu Nome É Legião – constam, ainda, três volumes de crónicas.

Todo o seu trabalho literário, ao longo dos anos, tem sido objecto dos mais diversos estudos, académicos ou não, e de vários prémios, nacionais, por exemplo, por duas vezes, o Grande Prémio de Romance e Novela da Associação Portuguesa, e internacionais; entre estes, destacam-se o Prémio Europeu de Literatura (Áustria), o Prémio Ovídio (Roménia), o Prémio Internacional de Literatura da União Latina (Roma), o Prémio Rosalía de Castro (Galiza), o Prémio Jerusalém de Literatura, o Prémio Iberoamericano das Letras José Donoso e o Prémio Camões.Fonte: www.dquixote.pt


Título: As naus
Autor: Antonio Lobo Antunes
Gênero: Ficção
Selo: Alfaguara



Caroline Ferreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Powered by Blogger